terça-feira, 27 de setembro de 2011

COMO REGULAR SUA CARRETILHA



Com a popularização cada vez maior das carretilhas, principalmente com os novos modelos que estão sendo lançados com boa qualidade e bons preços, temos percebido que muitos de nossos membros estão começando a se aventurar a utilizar a carretilha.
E foi justamente para esses novos usuários de carretilhas que decidimos criar esse tópico, na tentativa de facilitar a utilização desse equipamento e assim poder desfrutar melhor dos momentos de prazer na pescaria.


TIPOS DE CARRETILHA.
Basicamente, podemos classificar as carretilhas em 2 tipos, as de perfil baixo e as de perfil alto (ou redondas).


Carretilhas de perfil baixo:

 
 Esse tipo de carretilha é a mais utilizada nos dias de hoje, principalmente nas pescarias de bait (com iscas artificiais). Tem como principal vantagem a ergonomia, que é imprescindível para arremessar e trabalhar iscas artificiais o dia todo. Por geralmente ser de menor tamanho (comparado as de perfil alto), tem menor capacidade de linhas, e com isso são indicadas para o uso de linhas de menor bitola e essas linhas mais finas são importantes para se conseguir bons arremessos com iscas leves.

Carretilhas de perfil alto:

Essas carretilhas são geralmente utilizadas para pesca de espera ou com iscas naturais, pelo seu formato construtivo costumam ser mais robustas e utilizadas em pesca media-pesada a extra pesada. Esse modelo de carretilha, por ser utilizada com linhas de maior bitola, possuem carretéis maiores e profundos e com isso não são as mais indicadas para pesca com iscas artificiais pequenas.
Carretilhas de perfil redondo são mais utilizadas com iscas artificiais quando se quer maior capacidade de linha, outro ponto que era antes explorado nestas carretilhas era o potente freio, mais hoje as carretilas de perfil baixo também já estão fortes e não esquecermos que com uso de multi, temos na mesma carretilha que antes cabia 100 metros de linha 0,40 de nylon, pode caber mais de 130 metros, etc.


EVITANDO AS CABELEIRAS.


- Freio mecânico ou regulagem fina:
O grande temor dos iniciantes na pesca com carretilhas são as famosas cabeleiras (back lash), para se evita-la é preciso, primeiro conhecer seu equipamento e então com persistência e treino você terá bons resultados.
Para se evitar as cabeleiras, as carretilhas possuem sistemas de regulagem, no intuito de não deixar o carretel rodar mais do que o necessário, as mudanças nessas regulagens são necessárias quando fatores externos mudam, como por exemplo na troca de peso da isca ou vento.
No geral as carretilhas possuem 2 ou 3 sistemas de regulagem anti-cabeleira, que são o freio mecânico (ou regulagem fina), freio magnético e freio centrifugo.


 Essa regulagem está presente em praticamente todas as carretilhas, e fica localizada próxima a manivela. Sua regulagem é bastante simples, e deve ser alterada sempre que se mudar de isca.
Para regular, com o conjunto de carretilha, vara e isca montado, enrole a linha até a isca chegar bem próximo da ponta da vara. Aperte o freio mecânico, girando-o, destrave a carretilha com a vara na horizontal e vá soltanto o freio mecânico até a isca começar a descer, o ponto ideal é quando a isca chegar no chão e o carretel parar de girar ao mesmo tempo.

- Freio Magnético:


Esse sistema de freio utiliza a força magnética de imãs para controlar a velocidade do giro do carretel, sua regulagem consiste em deixar o carretel mais próximo ou mais afastado do campo magnético de imãs. Ele está presente em vários modelos de carretilhas, alguns deles possuem freio magnético e centrifugo juntos, como é o caso das carretilhas da Marine Sports com o sistema DBS.
Os modelos de carretilhas com o sistema de freio magnético, possuem regulagem externa, ou seja, um disco graduado, onde se aumenta ou diminui a atuação dos imãs sobre o carretel.


Para sua regulagem, comece com um nível de 80% de atuação magnética, se os arremessos estão saindo com facilidade, vá diminuindo a atuação do freio até o limite, onde não tenha cabeleiras e os arremessos saem mais longos.

- Freio Centrifugo:

Este sistema de freio utiliza a força mecânica do atrito de suas buchas para regular a velocidade de giro do carretel, o atrito neste caso será maior quanto maior for a velocidade do carretel, pois utiliza a força centrifuga do giro para fazer as buchas de freio atuar.
A regulagem desse sistema é, no geral, interna, e necessitam de abertura da tampa lateral da carretilha para ter acesso a regulagem, alguns modelos possuem sistema que não há necessidade da abertura da tampa lateral, sendo regulado o freio apenas abrindo uma porta de acesso.
Existem dois tipos de freio centrifugo mais utilizado, um deles é de fácil regulagem, possui um disco no carretel, onde apenas girando este regula o número de buchas que atuarão na frenagem do carretel, quanto mais buchas atuando maior será a frenagem, com isso menos possibilidade de cabeleiras e menor a distância do arremesso.

O segundo sistema de freio centrifugo é o mais utilizado, principalmente em carretilhas menores, pois tem peso reduzido. Este sistema possui apenas as buchas aparentes encaixadas em pequenas hastes metálicas, para regular você deixa ou não a bucha atuando. Se quiser que atue, empurre para a ponta da haste, se não quer que atue, empurre para a base da haste, travando-a embaixo.
É importante neste caso, buscar o equilíbrio no carretel, ou seja, se vai utilizar 2 buchas ativadas e 4 desativadas, procure deixar as ativadas sempre na mesma linha.
Para regular o freio centrifugo, deixe todas as buchas atuando, faça alguns arremessos e se sentir que estão saindo sem cabeleiras, desative 2 buchas e volte a arremessar, verá que seus arremessos serão mais longos, se ainda estiverem sem cabeleira poderá desativar mais buchas, sempre mantendo o equilíbrio do carretel.
Esperamos que com essas dicas os iniciantes na pesca com carretilhas possam ter maiores sucesso no inicio de sua experiência com esse equipamento que tanto trás alegria a nós pescadores.

Amigos de pesca


Olá galera amantes da pesca, estamos aqui Jhonas G. Garcia e Clayton Rangel como mais uma nova possibilidade de interação para os pescadores, tanto para aqueles que já são apaixonados e para aqueles que estão conhecendo a prática da pesca, em especial a pesca esportiva de barranco.


Tudo começou através da amizade que a pescaria nos proporciona, sempre em busca de novos aprimoramentos, vínculos e realização pessoal. Surgiu então um reencontro de dois amigos, o Leandro que é irmão Jhonas e eu, em que nos estudamos no colegial na cidade de Bebedouro-SP anos atrás.


Sabendo que eles eram apaixonas pela pesca, começamos a pescar juntos, contando várias histórias de pesca que na maioria eram com nossos pais e de barranco. Então surgiu à idéia de tratarmos sobre a Pesca de Barranco, pois nossa paixão pela pesca começou a partir deste tipo de pesca.


Este blog tem a intenção de informar sobre a Pesca de Barranco em nossa região, trazendo técnicas de pescas, equipamentos mais indicados para cada modalidade, dicas, lançamentos, notícias, eventos relato de pescarias e outros, mostrando que é possível realizar bela pescarias, tanto nas formas tradicionais e principalmente com iscas artificial na modalidade desembarcada, com eficiência, muito prazer e econômica.




Praticantes da pesca responsável, a bandeira do Pesque & Solte é sempre uma constante em nosso caminho e que nessa nova caminhada possamos oferecer o melhor conteúdo possível a todos amantes da pesca esportiva e dizer o quanto é importante à conservação dos mananciais d’água e a realização Pesque & Solte para que continuemos ter esses momentos fantásticos em nossas vidas.




Praticar o Pesque & Solte é uma retribuição a natureza por esses momentos felizes.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pirmeiro Post



Para o nosso primeiro post queremos agradecer a todos os leitores e seguidores deste blog que foi criado por 2 amigos pescadores amantes da pesca, em especial a pesca esportiva desembarcada.

A idéia da criação deste blog é trazer o máximo de informações para que todos possam fazer uma boa pescaria sem grandes gastos. Sabemos que a realidade financeira da grande maioria dos brasileiros apaixonados pela pesca não possibilita à esses praticar seu hobby sempre embarcados, com isso buscamos novas opções de locais de pesca, técnicas, equipamentos, relatos de pescarias, etc. para que o pescador tenha sucesso nas suas pescarias sem grandes desembolsos.

Nosso blog além de trazer tudo sobre a Pesca de Barranco estará sempre trazendo informações sobre o que há de novo no mundo da pesca esportiva, lançamentos, reviews e comparações de equipamentos, noticias e eventos, ou seja, tudo relacionados ao mundo da pesca esportiva.

Temos como ideologia a pratica do Pesque & Solte, sabemos que apenas soltado nosso peixe hoje é que garantimos poder fazer boas pescarias no futuro. Só quem já sentiu a emoção de ver seu troféu voltando para água com vida, nadando de volta para o fundo com toda sua saúde sabe o quanto vale a pena esta pratica.